Mais vale um amigo na praça que dinheiro no caixa

22/10/2018

 

Certa vez Napoleão Bonaparte estava se preparando para uma de suas maiores batalhas. As forças adversárias tinham um contingente três vezes superior que o seu, além de um equipamento mais moderno. Quando anunciou que estava indo para frente de batalha, seus generais procuraram convencê-lo a mudar de ideia: - Comandante, o senhor é o império, se morrer o império deixará de existir. Deixe que cuidaremos de tudo.

 

Tudo em vão. Um de seus generais mais brilhantes, Junot, buscou demovê-lo de ir: - Mas por que, comandante? Napoleão olhou-o com firmeza e respondeu-lhe: - É mais fácil puxar que empurrar!

 

Pense e responda: Se você tem de fechar um negócio e de um lado tem um amigo com uma oferta um pouco pior que outra oferecida por um desconhecido, com qual você fecharia? A amizade não fará você fazer um negócio pior com o amigo, mas se as condições forem iguais com certeza o desconhecido vai dançar. Então poderíamos dizer que primeiro a preferência de um bom negócio é com um conhecido e somente se a primeira hipótese não existir será fechado com alguém nunca visto.

 

Por isso, acreditamos ser verdadeira a onda atual do networking como mecanismo gerador de negócios. Hoje o relacionamento é um dos mais importantes fatores decisivos na vida profissional de qualquer pessoa, seja ela empresária ou não. As relações pessoais levam à descontração e relaxamento, ampliam os paradigmas e a forma de ver o mundo. O Ser percebe mais sua identidade, personalidade, desejos e escolhas. Serão reciprocamente percebidos e nessa relação afetiva, ampliam a confiança e o respeito. Certamente aumentará muito as possibilidades de evolução e sucesso.

 

Participe de reuniões, eventos culturais e empresariais que ampliem seus conhecimentos e amizades. Mesmo que você não queira assumir mais compromissos do que já tem, mas a omissão tem um alto custo nos resultados. No entanto, dose a medida certa para não se tornar escravo dos eventos, respeitando o seu e o tempo dos outros.

 

Seja assertivo, sincero, diga sim quando convier e não quando for lesar alguém ou o planeta. O que prejudica não é o não, mas a falta de franqueza, de respostas claras e objetivas. Dose o tempo ideal para a convivência com amigos, familiares e os relacionamentos profissionais, conforme seus hábitos pessoais. Se descuidar, poderá se dedicar somente a um grupo, por exemplo, o de relações profissionais, deixando de lado a família e os amigos e poderá perceber muito tarde as consequências lamentáveis.

 

Faça uma lista das vinte pessoas mais importantes na sua vida e todo dia ligue pelo menos para uma delas. Entregue-se por inteiro na relação, mantendo o contato periódico. Conheço pessoas que conquistam e depois esquecem. Das duas uma, ou é somente interesse pecuniário ou está sendo superficial. Escolha uma agenda de compromissos que caiba no seu bolso, pasta ou bolsa. Assim irá carregá-la por onde for e terá como agendar compromissos, endereços, telefones.

 

Retorne o telefonema ou o e-mail que lhe enviei pelo amor de Deus, ou esqueça-me. Se você não quer uma amizade ou relação, repito, seja assertivo, mostre claramente isso e assim ele vai lhe conhecer como alguém firme e honesto. Já, se não retorna o telefonema e nem o e-mail, ele vai lhe chamar de desorganizado ou desligado.

 

Seja uma pessoa empreendedora, não trabalhe pelo dinheiro, trabalhe pela realização pessoal e relacional, sendo um exemplo para sua família e amigos. Quem trabalha para crescer, evoluir, é alguém que ganha muito e é feliz. Quem trabalha somente para ganhar pode até levar, mas tem grande chance de ser infeliz. Siga a força do exemplo de Napoleão: Puxe. Pense nisso, mas pense agora!

 

Saulo Carvalho é consultor financeiro e organizacional e atua oferecendo novos significados para viver as virtudes em abundância. Articulista de A Gazeta, escreve neste espaço aos domingos. saulocarvalho@seubolso.com.br ou www.seubolso.com.br.

 

 

Compartilhar
Retweet
Please reload

65 3624-3060

  • 001-instagram
  • 002-twitter-logo-button
  • 003-facebook-logo-button
Please reload

Arquivo

Ouvindo a Voz da Empresa 5/5

04/12/2017

1/5
Please reload

Posts Em Destaque
Procurar por tags
Posts Recentes